Conheça Sinop

Colonização e povoamento

O processo que ocupou a área na qual atualmente se situa a área urbana do município de Sinop se iniciou em 1972, durante a aquisição de mais de 500 mil hectares de terreno de outras pessoas pela Colonizadora Sinop S.A., que localizam-se numa distância de 500 km de Cuiabá na BR-163 (Cuiabá-Santarém), e a criação da Gleba Celeste.

Quando o projeto foi implantado e executado por Roberto Brandão, 400 homens e máquinas cruzaram, no começo, o rio Verde, construindo as primeiras picadas na selva, para que fossem erguidas quatro cidades (Sinop, Vera, Santa Carmem e Cláudia), 1.400 quilômetros de estradas vicinais, campos experimentais, centros comunitários, escolas, infraestrutura de apoio para que fossem atendidos os novos habitantes, brasileiros do total das regiões do País que, num fenomenal processo de crescimento da população, afluíram para que fossem enfrentadas as dificuldades que os impediam de ocupar o norte de Mato Grosso; e a "mística do Nortão" foi forjada pelos compatriotas.

As primeiras ruas de Sinop começaram a ser abertas em maio de 1972 e por pouco tempo as primeiras famílias de pioneiros vieram à cidade.

Naquele momento, o tempo de demora do viajante entre o interior do Paraná e Sinop era superior a 7 dias. Porém, embora isso fosse muito difícil, crescia a migração direcionada para Oeste, pela qual era acompanhada a fronteira agrícola que adentrava o Norte de MT. E, possivelmente, isso não resultaria em outra coisa: no dia em que foi fundada, em 14 de setembro de 1974, a cidade de Sinop era, de verdade, um canteiro de obras, com cerca de 20 quadras.

Sinop em números

Área3 942,231 Km²
População 129 916 (Estimativa 2015)
Densidade32,95 hab./Km²
Altitude média 384 m
Latitude11º50’53’’ Sul
Longitude 55°38’57'' Oeste
IDH0,754
Fonte: IBGE - Dados de 2015

Geografia

- Formação Geológica: coberturas não-dobradas do Fanerozoico e Bacia Quaternária do Alto Xingu.
- Hidrografia: Bacia Hidrográfica do Amazonas. Rio Teles Pires, importante afluente do Rio Tapajós.

Sistema de ensino

Sinop conta com mais de 27.000 estudantes matriculados nas escolas públicas e privadas segundo o IBGE em 2009. Em Sinop existem diversas escolas de ensino básico e médio. O município é também conhecido por ser uma cidade universitária, pois possui diversas instituições de ensino superior, tais como:

- Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.
- Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
- Universidade de Cuiabá - UNIC.
- Faculdades de Sinop (FASIPE).

Turismo

O município é banhado pelo Rio Teles Pires, afluente do Rio Tapajós, que deságua no Rio Amazonas. O Teles Pires permite diversificadas atividades esportivas, tais como: pesca amadora e esportiva, canoagem, rafting, dentre outras. Também no mesmo rio há a Praia do Cortado, importante opção de lazer do município.

Na parte urbana encontra-se o Parque Ecológico de Sinop, situado no Jardim das Primaveras

Urbanismo

Com população atual de 126 817 habitantes,[14] Sinop é uma cidade planejada, observando critérios urbanísticos modernos, com traçado regular e quadras interligadas por mais de quatrocentos quilômetros de ruas e avenidas. E possui 27,00 m² de área verde por habitante (a ONU recomenda um mínimo de 12,00 m²/habitante).

As áreas residenciais são limitadas por avenidas de até cinquenta metros de largura, com calçadas de até sete metros. As ruas têm vinte metros de largura, com calçadas de cinco metros. Existem praças, reservas naturais e áreas de lazer. As avenidas e ruas levam nomes de árvores e flores, como Acácias, Sibipirunas, Jequitibás, Tarumãs, Palmeiras, Orquídeas, Avencas, Azaleias, Lírios e Violetas.

Transporte

Por via aérea o acesso ao município é realizado pelo Aeroporto de Sinop vindo principalmente das cidades de Cuiabá e Brasília. O aeroporto está localizado a 13,4 km do centro da cidade; tendo uma pista com 1.630 metros de extensão e 30 metros de largura. Atualmente, duas empresas atuam na prestação de serviços de voos regulares: Passaredo Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas.

Por via terrestre o acesso ao município é feito principalmente pela rodovia BR-163, que no perímetro urbano está duplicada.

Em Sinop não há transporte por ferrovia e nem por hidrovia.

Oito empresas fazem o transporte intermunicipal e uma atua no transporte coletivo urbano.

Estrutura esportiva

A cidade possui o Estádio Gigante do Norte, popularmente conhecido como “Gigantão”, que está estruturado para receber até 13 mil pessoas, onde joga o Sinop Futebol Clube, o time oficial da cidade, onde foi revelado o ex goleiro do São Paulo FC, Rogério Ceni. Nesse estádio já ocorreram partidas de times grandes como Santos e São Paulo contra o local Sinop FC.

Outra agremiação de futebol local é a Associação Atlética Sinop.

Na cidade existe ainda um Complexo Esportivo de Sinop e o Memorial Rogério Ceni, (onde encontra-se pertences, como luvas, camisas e prêmios do capitão são paulino, que cresceu na cidade).

Existe também na cidade os Jogos Olímpicos de Sinop, com várias modalidades esportivas entre estudantes. Sinop é também é a cidade natal do piloto de Motocross Freeestyle Gilmar Flores (conhecido também como "Joaninha").


FALE CONOSCO

Você possui alguma dúvida, sugestão ou
reclamação? Entre em contato conosco.